Atividade do Bitcoin atinge mínimo de 1 ano, mas esses indicadores apontam para movimentos bullish

Apesar de uma redução significativa na atividade, indicadores apontam para um possível crescimento do valor do Bitcoin nos próximos meses.

Bitcoin Activity Hits 1-Year Low Despite Growing Long-Term Demand

Um índice de métricas dos titulares de Bitcoin notou essa semana uma possível tendência de crescimento de valor, mesmo com a atividade na blockchain do Bitcoin caindo para o seu menor nível em um ano. De acordo com análise da CryptoQuant, o Índice de Atividade da Rede do Bitcoin (Bitcoin Network Activity Index) caiu 15% desde os recordes de novembro de 2024 e ficou em 3.760 na manhã de sexta-feira, seu nível mais baixo desde fevereiro de 2024.

O Índice de Atividade da Rede do Bitcoin

O Índice de Atividade da Rede do Bitcoin é uma medida cumulativa de endereços ativos, número de transações, tamanho do bloco e taxas entre outras métricas do Bitcoin. Segundo o mesmo estudo, a diminuição na atividade ficou bastante evidente através da queda brusca no número de transações diárias, que agora está em 346.000, contra 734.000 no seu auge.

Mempool e Protocolos Como Runes

Essa baixa atividade também foi observada no “Mempool”, coletânea de todas as transações Bitcoin não confirmadas aguardando serem incluídas em um bloco. Os volumes do Mempool despencaram de 287.000 em dezembro para apenas 3.000 na quinta-feira passada, uma queda de quase 99% para níveis não vistos desde março de 2022.

Impacto na Utilização do Protocolo Runes

Nesse mesmo contexto, parece que a queda no uso do protocolo Runes, um método relativamente novo para emitir tokens fungíveis diretamente no protocolo Bitcoin, pode estar atrás dessa queda. A CryptoQuant destacou que o colapso no uso do protocolo Runes para fundir tokens na rede Bitcoin explica em grande parte a queda na atividade da rede.

Demanda de Longo Prazo e Preço do Bitcoin

Ainda assim, embora a diminuição na atividade possa não ter impacto imediato no preço do Bitcoin, a demanda recente de longo prazo acumulação de endereços parece estar sustentando suas perspectivas de aumento de valor. Historicamente, aumentos na demanda de longo prazo têm correlacionado com rallys de preços do BTC.

Tal aumento é geralmente simbolizado pela postura de “permanentes detentores”, endereços que acumulam BTC ao longo do tempo e nunca estão envolvidos em transações de gasto, mostrando uma estratégia de aquisição de longo prazo que remove pressão de venda.

Conclusão

Desta forma, mesmo com a atividade do Bitcoin em níveis recordes de baixa, os sinais provenientes destes dados indicam possíveis movimentos positivos para o preço do Bitcoin nos próximos meses, impulsionados principalmente pelo aumento na demanda de longo prazo e redução na atividade do mempool e do protocolo Runes.

Fonte: Bitcoin Activity Hits 1-Year Low, but These Metrics Point to Bullish Moves: CryptoQuant